quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Desenvolvimento da consciência fonológica com o JClic

Na prática especializada com alunos com NEE (necessidades educativas especiais) que se encontram na fase da aprendizagem da leitura ou que ainda se debatem com dificuldades nesta área, o desenvolvimento da consciência fonológica será uma etapa (longa) fundamental, em qualquer ano de ensino em que os alunos se encontrem). Para utilizar as potencialidades do programa JClic, poderá consultar o Manual JClic 2: “Criação de uma sopa de letras com conteúdo associado” (http://agamares-m.ccems.pt/file.php/1/Manuais_TIC/JCLIC/manual_jclic_2parte.pdf). Poderá ainda seguir as instruções contidas em http://www.e-profe.net/tecnologia/jclic/Uma_viagem_proj_unico/sopa_de_letras.html.
Por exemplo, para a criação de sopas de letras, poderá efetuar os seguintes passos:


q  FICHEIRO à Novo Projeto à Criação de um novo projeto JClic à Preenchimento de “Criação”, “Descritores”, “Interface de utilizador”;
q   ACTIVIDADES à Selecionar o ícone da esquerda e depois “sopa de letras” à atribuir um nome à atividade e OK;
q   Abre um separador:
  •                Em “Opções”, preencher o espaço “Descrição” e, sobretudo, o “interface de utilizador”;
  •                Em “Janela”, atribuir uma cor para a janela principal e para a janela de jogo;
  •                Em “painel”, na grelha A, colocar o número de quadrículas que irá ter a sopa de letras e o tamanho dessas quadrículas; terá depois de se escrever, em “Palavras escondidas”, as palavras que o aluno terá de encontrar (e que estarão escondidas na sopa de letras); posteriormente, selecionar “utilizar o painel B”, clicar em “Grelha B” para formatar o espaço onde, no caso do presente trabalho, foram escritas as palavras (clicando dentro de cada retângulo) e escrevendo no “conteúdo da célula”.
  •                Em “Mensagem”, na parte “Mensagem inicial”, escrever o que o aluno terá de fazer (terão também de aqui ficar os nomes das palavras que o aluno terá de encontrar). Na parte “Mensagem final”, escrever um reforço positivo para congratular o desempenho do aluno.
q   No final, clicar em FICHEIRO “guardar” ou “guardar como”.

            Para realizar um jogo de ordenação alfabética de palavras (em http://www.e-profe.net/tecnologia/jclic/Uma_viagem_proj_unico/sopa_de_letras.html (Associação complexa: texto/texto), os passos poderão ser os que se descrevem:



q  FICHEIRO à Novo Projeto à Criação de um novo projeto JClic à Preenchimento de “Criação”, “Descritores”, “Interface de utilizador”;
q   ACTIVIDADES à Selecionar o ícone da esquerda e depois “Associação complexa” à atribuir um nome à atividade e OK;
q   Abre um separador:
  •                Em “Opções”, preencher o espaço “Descrição” e, sobretudo, o “interface de utilizador”;
  •                Em “Janela”, atribuir uma cor para a janela principal e para a janela de jogo;
  •                Em “painel”, na grelha A, colocar o número de retângulos necessários para o número de palavras a escrever e o tamanho desses retângulos; depois, clica-se em cada um dos retângulos, momento em abre um separador, “Conteúdo da célula”, onde se escreve cada uma das palavras; a seguir, clica-se na “Grelha B” para formatar a coluna da direita, espaço que terá tantas quadrículas quantos os números a atribuir para estabelecer a ligação – no caso do presente exercício, tinham o mesmo número. Depois, carrega-se no botão “Relações” e estabelecem-se as ligações que se espera que o aluno faça.
  •                Em “Mensagem”, na parte “Mensagem inicial”, escreve-se o que o aluno terá de fazer. Na parte “Mensagem final”, escreve-se um reforço positivo para congratular o desempenho do aluno.
q   No final, clicar em FICHEIRO “guardar” ou “guardar como”.




Uma ferramenta fantástica cujo funcionamento está muito bem clarificado neste site: http://www.e-profe.net/tecnologia/jclic/Uma_viagem_proj_unico/index.html