Em 2006, Alcides Meireles,
num estudo intitulado Uso de quadros
interactivos em educação: uma experiência em Físico-Químicas com vantagens e
“resistências”, procurou responder à questão sobre se o uso dos Quadros interativos
facilitava a aprendizagem, concluindo ter havido diferenças nos dois grupos, de
controlo e experimental, do estudo.
Usar um Quadro Interativo porquê?
Mary Ann Bell (Professora
na Sam Houston State University em Huntsville, Texas) refere que "As
ferramentas de apresentação estão a ganhar popularidade junto dos educadores
que pretendem partilhar ideias e informação com grupos de alunos. As aplicações
interactivas são essenciais para os educadores que querem envolver os seus
alunos numa aprendizagem com recurso à tecnologia (http://teachers.net/gazette/JAN02/mabell.html).
Seja como for, sejamos
«fans» ou simplesmente aceitando o que as novas tecnologias nos proporcionam, a
diversidade de estratégia permite, por um lado, ir ao encontro de diferentes
estilos de aprendizagem e, por outro lado, e no caso destas estratégias em
concreto (as que usam as novas tecnologias), promove uma destreza adicional
para nos movermos num mundo que veio para ficar.
Em http://www.quadrosinteractivos.com/,
encontram-se novidades no que respeita aos quadros interativos portugueses.