sábado, 23 de março de 2013

Quadros Interativos


Em 2006, Alcides Meireles, num estudo intitulado Uso de quadros interactivos em educação: uma experiência em Físico-Químicas com vantagens e “resistências”, procurou responder à questão sobre se o uso dos Quadros interativos facilitava a aprendizagem, concluindo ter havido diferenças nos dois grupos, de controlo e experimental, do estudo.

Usar um Quadro Interativo porquê?
Mary Ann Bell (Professora na Sam Houston State University em Huntsville, Texas) refere que "As ferramentas de apresentação estão a ganhar popularidade junto dos educadores que pretendem partilhar ideias e informação com grupos de alunos. As aplicações interactivas são essenciais para os educadores que querem envolver os seus alunos numa aprendizagem com recurso à tecnologia (http://teachers.net/gazette/JAN02/mabell.html).

Seja como for, sejamos «fans» ou simplesmente aceitando o que as novas tecnologias nos proporcionam, a diversidade de estratégia permite, por um lado, ir ao encontro de diferentes estilos de aprendizagem e, por outro lado, e no caso destas estratégias em concreto (as que usam as novas tecnologias), promove uma destreza adicional para nos movermos num mundo que veio para ficar.

Em http://www.quadrosinteractivos.com/, encontram-se novidades no que respeita aos quadros interativos portugueses.