sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em contextos escolares e a melhoria da qualidade da educação


 O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que pretendeu analisar o impacto das políticas educacionais voltadas para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (por exemplo, o Programa Nacional de Informática na Escola ProInfo) em escolas do Brasil (Região Metropolitana de Porto Alegre). Este estudo aponta para as seguintes conclusões: a) os efeitos positivos na qualidade da Educação mediante o uso das TIC são ainda inexpressivos e ocorrem por esforços individuais de alguns professores; b) as experiências relacionadas com o uso das TIC não estão contempladas nos Projetos Educativos das escolas; c) as ações de formação estão limitadas às competências técnicas dos professores vinculados aos laboratórios; d) há manifestação de desconforto em relação à estrutura de poder, à divisão do espaço-tempo escolar e às formas de comunicação. A pesquisa indicou que a possibilidade de melhoria da qualidade da educação mediante experiências relacionadas com o uso das TIC exige uma política que considere a cultura profissional docente, bem como as características que conformam a micropolítica da organização escolar.

  • Ler o artigo em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3697816
  • segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

    VII Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação"

    1 e 2 de Fevereiro de 2013

    A evolução dos meios tecnológicos que hoje se encontram à nossa disposição está longe de poder ser partilhada por todos. O analfabetismo digital constitui, na Sociedade da Informação, um meio de exclusão social a que os Comités responsáveis por este evento quis dedicar a sua atenção.
    As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm um enorme potencial para promover o desenvolvimento se utilizadas na resolução dos problemas que a sociedade experimenta nos diversos setores de atividade e principalmente se forem efetivamente colocadas ao serviço de cada cidadão. Pretende-se com este Seminário promover a discussão e divulgar trabalhos que possam contribuir para o combate à infoexclusão e favorecimento da acessibilidade das TIC.