O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que pretendeu analisar o impacto das políticas educacionais voltadas para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (por exemplo, o Programa Nacional de Informática na Escola ProInfo) em escolas do Brasil (Região Metropolitana de Porto Alegre). Este estudo aponta para as seguintes conclusões: a) os efeitos positivos na qualidade da Educação mediante o uso das TIC são ainda inexpressivos e ocorrem por esforços individuais de alguns professores; b) as experiências relacionadas com o uso das TIC não estão contempladas nos Projetos Educativos das escolas; c) as ações de formação estão limitadas às competências técnicas dos professores vinculados aos laboratórios; d) há manifestação de desconforto em relação à estrutura de poder, à divisão do espaço-tempo escolar e às formas de comunicação. A pesquisa indicou que a possibilidade de melhoria da qualidade da educação mediante experiências relacionadas com o uso das TIC exige uma política que considere a cultura profissional docente, bem como as características que conformam a micropolítica da organização escolar.
Ler o artigo em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3697816
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