Em nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/marta/.../TIC%20e%20a%20Escola.pdf, refere-se que, atualmente, Informação e Comunicação são sinónimos de poder: ter a capacidade de comunicar significa poder aceder a informações, e interagir para a obtenção de novos dados, também eles portadores de informação.
O computador e os seus periféricos, designados por Tecnologias de Informação e Comunicação, são, sem dúvida, um meio essencial e privilegiado para aceder, trocar e disponibilizar Informação, reunindo todas as condições do multimédia, para as quais o tempo e a distância deixam de ter significado, pela transmissão praticamente instantânea de dados.
Contudo, não se pense que as T.I.C. substituem a leitura e escrita tradicionais: de certo modo até acentuam a sua importância, já que constantemente se lê e escreve no écran do computador. Simplesmente, moldam-nas a formas mais condensadas e definidas, onde a apresentação do texto adquire uma maior importância.
Além da excelente capacidade de comunicação, as T.I.C. revelam-se igualmente imprescindíveis no tratamento e organização da informação, pela integração de ferramentas relativas ao processamento e tratamento de texto, organização de dados, construção de tabelas, esquemas e desenhos, resolução de cálculos e construção de simulações.
Não se pense que as TIC substituem a leitura e escrita tradicionais, alerta-se neste artigo. Gostaria, aqui, de reforçar este alerta. As TIC são um complemento; as formas tradicionais de ensino de leitura e escrita, por exemplo, e nomeadamente com alunos com muitas dificuldades na aprendizagem (por exemplo, com DID), continuam a ser um meio a verdadeiramente (e também) ter em conta.
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